segunda-feira, 2 de julho de 2007

(03/07/2007) O CINEMA NACIONAL: A INVASÃO DA PERIFERIA

DOCUMENTÁRIO: BABILÔNIA 2000


SINOPSE PALESTRA

Os modos dominantes de representação das periferias no atual cinema nacional e as diversas maneiras pelas quais cineastas negociam com o imaginário social sobre as periferias e seus moradores ao longo da história do cinema nacional, com destaque para o deslocamento estratégico do filme "Babilônia 2000", de Eduardo Coutinho.

PALESTRANTES

ANDRÉ CARVALHEIRA

Cineasta e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de Imagem e Som. É autor da dissertação "Imagens da Periferia – a representação da periferia no cinema brasileiro contemporâneo". Atualmente é professor na Universidade Federal Fluminense no Departamento de cinema e vídeo.

LUCIANA LAZARINI

Jornalista e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de Imagem e Som. Com a dissertação "Anjos e Deuses Suburbanos : um estudo de recepção das representações das periferias em Cidade de Deus e Como Nascem os Anjos", desenvolveu pesquisa empírica de recepção com jovens. Atualmente, é editora do jornal Tribuna Impressa, em Araraquara, São Paulo.
.
ÁUDIOS DAS PALESTRAS









Ficha Técnica
Título Original: Babilônia 2000
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2001
Estúdio: VideoFilmes / CECIP
Distribuição: Riofilme
Direção: Eduardo Coutinho
Produção: Donald K. Ranvaud e Eduardo Coutinho
Desenho de Produção: Beth Formaggini
Edição: Jordana Berg


SINOPSE FILME

Na manhã do último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro. Lá existem duas favelas, Chapéu Mangueira e Babilônia, as únicas situadas na orla de Copacabana e cujos moradores podem acompanhar ao vivo o reveillon de Copacabana. Durante 12 horas, as câmeras da equipe de filmagens acompanham os preparativos locais para o reveillon, assim como ouve os moradores locais a fim de saber as expectativas deles para o ano 2000 e para que possam fazer um balanço de suas vidas.



Cenas do documentário BABILÔNIA 2000

(clique na imagem para ampliar)



FOTOS DAS PALESTRAS










































































Um comentário:

Vinícius Freitas disse...

babiônia para download
http://eduardocoutinho.blogspot.com/

vini_ofreitas